Todos os corpos são constituidos por matéria. De acordo com a teoria cinético-corpuscular da matéria, esta é constituida por pequenas partículas - corpúsculos - entre as quais existem espaços vazios. Estes corpúsculos encontram-se em constante movimento, que é tanto mais rápido quanto maior for a temperatura. Entre os corpúsculos que constituem a matéria, encontram-se os átomos e as moléculas
O átomo
Os átomos são constituídos por três diferentes tipos de partículas fundamentais: protões, neutrões e eletrões. No núcleo (centro) do átomo estão os protões e os neutrões, enquanto que os eletrões giram em seu redor.
É o número de protões que diferencia um elemento químico de outro. Um átomo que tenha 10 protões pertence a um elemento diferente de um átomo que tenha 11 protões.Cada átomo tem um número igual de protões e de eletrões, o que o torna eletricamente neutro.
A molécula
Uma molécula é um conjunto de dois ou mais átomos ligados entre si.
Os iões
Os iões são átomos ou conjuntos de átomos (molécula) com carga elétrica (nº total de eletrões diferente do nº total de protões). Quando um átomo ganha ou perde um ou mais eletrões, deixa de ter carga elétrica neutra e passa a ser um ião. No caso de ganhar um ou mais eletrões passa a ser anião (ião negativo). Se o átomo perder um ou mais eletrões passa a ser um catião (ião positivo).
As substâncias constituídas por iões (catiões e aniões) são uma substância iónica.
Sem comentários:
Enviar um comentário