Peneiração
Técnica de separação que se baseia na diferença de tamanhos das partículas das substâncias que constituem a mistura sólida. A separação é realizada recorrendo a peneiros.
Sublimação
Técnica que permite separar uma substancia sólida que sublime facilmente de outras com menor facilidade em sublimar.
Separação magnética
Este processo é utilizado quando um dos componentes da mistura sólida tem propriedades magnéticas
Decantação
A decantação é um método de separação pouco rigoroso entre uma fase sólida e uma fase líquida ou entre duas fases líquidas. Esta separação realiza-se devido à diferença de tamanho ou peso das partículas pelo efeito de uma corrente lenta de água ou ar.
Para separar uma fase sólida de uma fase líquida, deixa-se a mistura em repouso para que o sólido se deposite no fundo do recipiente . O líquido sobrenadante é então transferido, lenta e cuidadosamente, para outro recipiente, evitando-se que o sólido venha arrastado.
Para separar uma fase sólida de uma fase líquida, deixa-se a mistura em repouso para que o sólido se deposite no fundo do recipiente . O líquido sobrenadante é então transferido, lenta e cuidadosamente, para outro recipiente, evitando-se que o sólido venha arrastado.
Filtração
Processo que também permite a separação de um sólido de um líquido ou de uma solução, fazendo passar a mistura através de um filtro.
Centrifugação
Técnica que consiste na separação de partículas de pequeníssimas dimensões que se encontram em suspensão num líquido. A separação é conseguida, fazendo girar a mistura numa centrifugadora a uma grande velocidade.
Decantação em funil
Permite a separação de dois ou mais líquidos de diferentes densidades e imiscíveis.
Separação de misturas homogéneas
Cristalização
Processo de separação utilizado para recuperar um sólido cristalino que se encontra dissolvido num líquido ou para purificar uma dada substância. Quanto mais lenta é a cristalização, maiores e de melhor qualidade são os cristais formados. Depois de aquecido acetato de sódio cristaliza ao embater com uma superfície fria.
Ebulição do solvente
Técnica de separação que permite a recuperação de um sólido dissolvido num líquido. Consiste em aquecer a solução saturada de forma a que ocorra uma vaporização rápida e turbulenta (ebulição) do solvente. A obtenção dos cristais do sólido a separar é mais rápida do que na cristalização. Por isso, os cristais obtidos são mais pequenos e possuem um menor grau de pureza.
Destilação
Técnica de separação que consiste na ebulição de uma mistura no estado líquido, seguida da condensação dos vapores formados. É utilizada na separação de misturas cujos componentes têm diferentes pontos de ebulição.
Cromotografia
Sem comentários:
Enviar um comentário