Os sons são produzidos por vibrações de partículas. Para que as vibrações se propaguem, é necessário que exista um meio material. A onda sonora é por isso uma onda mecânica.
As propriedades do som são a altura, a intensidade e o timbre.
Altura do som
A altura do som é a propriedade do som que permite classificar os sons em agudos (altos ou finos) e graves (baixos e grossos). A altura de um som depende da frequência da onda sonora.
A intensidade do som
A intensidade do som permite distinguir sons fortes de sons fracos. A intensidade de um som é tanto maior quanto maior for a amplitude de uma onda sonora.
O timbre do som
O timbre permite distinguir sons com a mesma altura e intensidade, mas produzidos por fontes sonoras diferentes.
Será que o som se propaga com a mesma velocidade?
O som é uma onda mecânica longitudinal (onda sonora). A velocidade de propagação depende do meio onde se transmite a vibração. De um modo geral, a propagação das ondas mecânicas (sonoras ou não) é mais rápida nos sólidos do que nos líquidos e mais rápida nestes do que nos gases.
Que fenómenos ocorrem com o som?
A reflexão, o eco, a refracção e a ressonância do som são exemplos de fenómenos que ocorrem com o som
A reflexão
A reflexão do som ocorre quando este encontra uma superfície e é obrigado a mudar de direcção.
O eco
O eco consiste em ouvir a repetição de um som produzido instantes antes e resulta da reflexão do som num obstáculo que se encontre a uma distância superior a 17m.
A refracção
A refracção resulta da alteração da velocidade de propagação de uma onda, normalmente é acompanhada de alteração da direcção da propagação.
A ressonância
A ressonância ocorre quando a frequência natural de vibração de um corpo é igual ou múltipla da frequência de vibração da fonte sonora. O resultado é uma maior amplitude da onda sonora e, consequentemente, um som mais forte.
O ouvido humano e o que ouve
O ouvido humano encontra-se dividido em três regiões: o ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
O espectro sonoro é o conjunto de todas as frequências possíveis para as ondas sonoras. O ouvido humano só detecta ondas de frequência entre os 20 e os 20000 Hz. Abaixo de 20 Hz produzem-se infra-sons e acima dos 20000 Hz produzem-se ultra-sons.
O nível sonoro é uma escala (medida em decibéis) que avalia comparativamente as intensidades dos sons
Os audiogramas são gráficos onde se representa o limiar da audibilidade em função da frequência e do nível da intensidade sonora.
Sem comentários:
Enviar um comentário